Normas Técnicas para Elevadores

GARANTIA E SEGURANÇA

  1. Garanta a segurança dos usuários e dos profissionais que cuidam do seu elevador.

    Seja qual for o ramo de atividade, estar de acordo com as normas regulamentadoras de qualidade e segurança é essencial para garantir o desempenho de produtos e serviços. Você sabia que com relação aos Elevadores também é assim? Deve-se adequa-los às normas ligadas a sua manutenção técnica e/ou modernização?

    Você sabia que existem mais de 300 mil elevadores em operação no Brasil e que por volta de 80% deles foram construídos e instalados em antigas normas que hoje foram canceladas e/ou substituídas?

    Hoje, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de 18 de Setembro de 2008, NBR 15.597 trouxe um avanço significativo com relação à segurança dos elevadores. A Norma Técnica Brasileira – ABNT NBR 15.597, estabelece regras para melhorias da segurança dos elevadores de passageiros existentes, com o objetivo de atingir um nível equivalente de segurança a um elevador recentemente instalado.

    Os elevadores do seu edifício estão de acordo com a NBR 15.597?

Itens de Segurança - R.I.A

Anunciador de Andar

Localizado dentro da cabina informa de modo sonoro o número do andar no qual o elevador irá estacionar.

Botoeira de Inspeção

(Topo da Cabina): Acesso seguro ao topo da cabina. Também auxilia no resgate de passageiros retidos na cabina.
(Fundo do Poço): Acesso seguro ao fundo do poço (caixa de corrida). Também auxilia no resgate de passageiros retidos na cabina.

Braile de Pavimento

É fixado em ambos os lados dos batentes das portas, sendo visível a partir do interior da cabina e do acesso pelo pavimento. Atendendo a norma NBR 13994/2000.


Guarda Corpo

Item obrigatório conforme norma NM 207 para proteção no topo da cabina.

Iluminação do Poço

(Caixa de corrida): De acordo com a norma NM 207, estabelece que a caixa de corrida deve ter iluminação para facilitar os serviços de manutenção e resgate de passageiros retidos na cabina.

Intercomunicador da Cabina

O conjunto intercomunicador deve ser instalado entre o enterior da cabina, a casa de maquinas e a portaria. Auxilia no resgate de passageiros retidos na cabina conforme a norma NM 207.


Limite CTA

O Limite CTA identifica e desliga o equipamento quando os cabos de tração se alongam naturalmente pelo tempo de uso.

Escada para o fundo do Poço

De acordo com a norma NM 207, estabelece que o fundo do poço deverá possuir escada de acesso.

Luz Emergência Casa de Máquina

Item obrigatório conforme norma NM 207 para auxiliar o mecânico em casos de falta de energia com passageiros presos dentro da cabina.


Luz Emergência para Cabinas

Item obrigatório conforme norma NM 207 para iluminar a cabina em casos de falta de energia com passageiros presos dentro da mesma.

Protetor de Polia de Tração

Item obrigatório conforme norma NM 207 para proteger as partes móveis da Máquina de Tração.

Protetor do Limitador de Velocidade

Item obrigatório conforme norma NM 207 para proteger as partes móveis do Limitador de Velocidade.


Sinalização de Advertência

A norma NM 207, estabelece que determinados pontos do equipamento tais como casa de máquinas ou fundo do poço deverão possuir placas de sinalização.